Garanhuns e sua história sociologica


Garanhuns cidade serrana, é uma cidade no interior de pernambuco.
Localiza-se na região montanhosa no planalto da Borborema é também conhecida como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno com temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Também chamada de Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.
Garanhuns foi a terra natal do atual presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, que nasceu quando o atual município de Caetés era um seu distrito integrante.
Estando a uma altitude média de 900 metros, seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude, seu rio mais importante o rio Mundaú. Rica em Agua Mineral, tem a engarrafada Agua Mineral Serra Branca , São Luis e São Vicente.
Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmariados Burgos N.S. do Desterro. A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho ( esta que foi a responsavel pela doação das terras para ser formada o municipio de Garanhuns. Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879.
A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887 , ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
Garanhuns tem varias linhas de ônibus operadas pelas empresas "Progesso", São Geraldo" e "JOTUDE"( empresas intermunicipais), "São Cristóvão" e "Padre Cícero", fazem o atendimento municipal.
Possui uma boa infra estrutura na área da educação, com 59 escolas estaduais, várias escolas municipais o Centenário Colégio Evangélico XV de Novembro, o Santa Sofia, Diocesano, CMA, O Nova Dimensão, Escola Dom Expedito, Santa Maria, entre tantas outras, além das seguintes instituiçoes de ensino superior : (UAG), UFRPE, Clínica de Bovinos, AESGA, Escola Técnica Municipal e em construção a Escola Técnica Federal. Possui um bom intercambio com a midia, recebe os jornais do Estado: Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, A Folha de Pernambuco, os jornais locais são; Senáculo, Correio Sete Colinas, A gazeta, Lingua Solta, Jornal a Cidade.
Emissoras de rádio :
FM
87.90
- 87 FM (Monte Sinai)
100.50 - Sete Colinas
102.30 - Rádio Marano
105.10 - REDE BRASIL (Assembléia de Deus)
AM
550 - Meridional
1.210 - Rádio Jornal
Canais de TV aberta
02 - TV Asa Branca (Globo)
04 - TV Novo Tempo
05 - TV Clube (Band)
07 - Rede TV Recife (Rede TV)
09 - TV Tribuna (Record)
11 - TV Jornal Caruaru (SBT)
13 - TV Pernambuco (TV Brasil)
14 - Rede Vida
22 - TV Nova Nordeste (Esporte Interativo)
Pontos turísticos
O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.
Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores, o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas.

IDH
0,693 médio PNUD/2000 [3]
PIB
R$ 564.875 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita
R$ 4.456,00 IBGE/2005 [4]
A Sua economia e derivada da agricultura, com o fortalecimento da bacia leiteira, do comércio local, com suporte nos funcionários publicos, aposentados e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas