Ex Ministra Marina Silva vem a Garanhuns

No dia 31 de março a talentosa Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e atual pré-candidata à Presidência da República pelo (PV), virá à Pernambuco, visitará as cidades de Garanhuns e Caruaru.


A Marina Silva , sempre chamou a atenção pelo contraste entre sua personalidade forte e determinada e sua aparência frágil. Marina Silva foi a vencedora do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, na categoria "Liderança Individual", por suas atividades em defesa da Amazônia ao longo dos anos.


Em Garanhuns ministrará palestra no Colégio Quinze de Novembro; onde também plantará uma arvore, com seu lema e tema; A defesa da natureza e do meio ambiente. Logo após o evento seguirá para Caruaru, no dia 1º de abril (apesar de ser o dia da mentira é verdade....rssss), seguindo a mesma programação com uma palestra promovida pela Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP, que viabilizou a sua vinda.
Um pouco da biografia da ex ministra
Marina Silva é um grande exemplo de luta , garra e esperança em defesa da natureza.
Marina nasceu na cidade de Breu Velho, no Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco. Mais velha de oito irmãos, cortou seringa e plantou roçado para ajudar nas despesas da família. Órfã de mãe aos 15 anos, passou a trabalhar como empregada doméstica. Sonhando tornar-se freira, Marina só aprendeu a ler e escrever no ano seguinte, quando passou a frequentar as aulas do Mobral.
Depois de fazer supletivo do 1º e 2º graus, já grávida da primeira filha, entrou na faculdade de História. Um ano depois, nasceu o segundo filho, Danilo.
Foi na universidade que Marina Silva descobriu o marxismo. Passou a integrar grupos de oposição ao regime militar e frequentar as reuniões do movimento sindical dos professores.
Em 1984, junto com Chico Mendes, Marina fundou a CUT no Acre. No ano seguinte, filiou-se ao PT, e em 86 lançou-se candidata a deputada federal.
Ficou entre os 5 candidatos mais votados, mas o PT não alcançou o quociente eleitoral e ficou sem a vaga para a Câmara. Nas eleições municipais de 88, Marina foi a vereadora mais votada em Rio Branco.
Seu mandato como vereadora foi marcado por polêmicas. Marina começou a devolver o dinheiro das gratificações, auxílio-moradia, e outras mordomias que os demais vereadores recebiam sem questionamento. Entrou com processo na justiça exigindo que todos fizessem o mesmo, mostrou nos jornais e na televisão o valor dos salários pagos aos vereadores, que a maioria da população desconhecia.
Em 1990 candidatou-se a deputada estadual. Obteve novamente a maior votação.Apesar de ter ficado mais de uma ano afastada da Assembléia por problemas de saúde - uma contaminação por metais pesados - o desempenho da deputada chama a atenção: campeã de projetos, foi escolhida a melhor parlamentar por uma pesquisa da Universidade do Acre.
Só depois do nascimento de sua filha caçula, Mayara, em meados de 1992, Marina pôde iniciar o tratamento contra a contaminação. Em seguida, começou a campanha para o Senado. O reconhecimento veio através de projetos como o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade, e outros, sempre ligados ao meio-ambiente e à cidadania.
Prêmio

Comentários

Postagens mais visitadas