Quipapá cria Departamento de Gerência da Mulher




Uma Vida Sem Violência é Um Direito de Todas as Mulheres.


O município de Quipapá que fica situada na mata sul, e faz divisa com o agreste meridional e setentrional, dar exemplo de políticas publicas, ao criar a Gerência da Mulher no município, orgão que fará o gerenciamento das políticas públicas no trato com a mulher.
A violência contra a mulher e algo bem antigo, teve força desde o período colonial quando considerava a mulher com menos valor do que o homem. A sociedade passou a educar os homens com a lógica de que o sexo masculino tinha o direito de impor suas vontades sobre a mulher, considerando-as como "Sexo Frágil". Em Quipapa o Anjo da Guarda - Creas, elaborou um folder informatico para a sociedade , dando exemplo de cidadania e políticas publicas, com o excelente trabalho de edna e de sua equipe.
Por que as mulheres não denunciam?
Na maioria das vezes por se sentirem sozinhas, sentem vergonha por serem agredidas pelo seu companheiro, pai de seus filhos, aquele que deveria ser o braço direito da família, muitas vezes além do medo do companheiro sentem-se culpadas. Para elas é difícil da um basta na situação, devido à dependência emocional e/ou financeiramente muitas vezes dependente do seu companheiro que e seu agressor, sempre achando que só foi daquela vez, ou então por medo de falar e terminar apanhando ainda mais, e não querer prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente, tudo é uma questão cultural.
O que é a violência contra a Mulher?
o Artigo 5º da lei Maria da penha , diz que a violência contra a mulher é:"(...) qualquer ação ou omissão baseada no g~enero que lhe cause morte,lesão,sofrimento fisico,sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".
Ameaçar, trancar em casa, impedir de fazer amizades, obrigar a ter relações sexuais, bater com objetos causando dor fisica e/ou hematomas, intimidades, denegrir a imagem com palavras de baixo calão, ser expulsa do lar conjugal, etc.
Serviços voltados para atender as mulheres vitimas de violência
O Serviço Público de Saúde
Compreende os seguintes atendimentos as vitimas de violência sexual: prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, contracepção de emergência e aborto legal.
Para a mulher que engravida de um estupro, e quer interromper esta gravidez indesejada, deve registrar em uma delegacia de policia e fazer o exame de corpo de delito o Instituto médico legal -IML. Pela Lei estadual 1.766/90, as mulheres vitimas de violência sexual tem o direito de serem atendidas no IML por médicas mulheres.
Cenrto de Referências especializado de Assistência Social- CREAS
Unidade Pública que oferece atendimento de acolhimento, acompanhamento, orientação e apoio especializado para mulheres vítimas de violência, através de equipe técnica composta por psicologo, advogado e assistente social
Tipos de Violência Contra a Mulher
Violêcia Fisica
Violência Psicologica
Violência Sexual
Violência Domestica
Violência Familiar
Tráfico de Mulheres
Violência Profissional
Violência Moral
Central de atendimentoa Mulher: ligue 180
Onde procurar ajuda:
Disque denúncia do Ministério Público : 0800 281 9455
Denuncia on line: caopjdc@mp.pe.gov.br
lª Delegacia da Mulher Recife: 081 3222 2622
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - Caruaru: 081 3719 9108
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - Garanhuns - 087 3761 8508
Em Quipapa:
Defensoria Pública: 081 3685 1173
Poder judiciário: 081 3685 1224
Ministério Público: 081 3685 2904
Policia Militar: 081 3685 1230
Delegacia de policia Civil : 081 3685 2906

Comentários

Postagens mais visitadas