Na rota do Turismo Náutico


Sérgio Aroucha // Presidente da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco
Pernambuco tem um vasto litoral, com belas praias e rios. Passeios pelo Rio Capibaribe, foz do Rio Maracaípe, Ilha de Santo Aleixo e Praia dos Carneiros, mergulhos em naufrágios, cruzeiros marítimos. Nosso estado é uma excelente opção para os que amam a prática de esportes náuticos ou o contato com a água. Esse potencial pode e deve ser explorado. Além de receber visitantes que passam férias ou vêm a negócios, o setor de Turismo Náutico na nossa região vem despontando como uma vertente lucrativa que pode ser explorada, se houver investimento e infraestrutura nesse sentido. Essa modalidade turística cresce em todo o mundo, atraindo visitantes de alto poder aquisitivo que, apesar de passarem boa parte do tempo no próprio navio, sempre aproveitam a viagem para visitar a cidade em que se ancoram, deixando divisas à economia local.

O Brasil está entre os destinos com maior vocação para o desenvolvimento doturismo náutico do mundo. São quase 8 mil km de costa banhados pelo Oceano Atlântico, incontáveis ilhas, rios navegáveis, combinados a ótimas condições marítimas e à ausência de fenômenos naturais. De acordo com Ministério do Turismo, o setor vem movimentando mais de US$ 70 bilhões por ano e é o que mais gera empregos por dólar investido. O Ministério informou ainda que o turista que viaja por rios e pelo mar gasta até cinco vezes mais do que os outros turistas. Dados do governo também mostram que quase 10 mil barcos internacionais trafegam pela costa brasileira em direção ao Caribe. É importante desmistificar a ideia de que o Turismo Náutico é um segmento voltado para pessoas de alto poder aquisitivo e deve-se tratá-lo como uma atividade econômica capaz de gerar riquezas.

No último Salão de Turismo ocorrido em São Paulo este ano, o assunto foi tema de destaque. Lá iniciativas foram debatidas em prol do setor. Algumas ações já estão em andamento, como a criação do centro de excelência em capacitação, a redução das alíquotas de importação de embarcações e a atração de eventos internacionais. Tratando da infraestrutura e realizando investimentos é possível que o Turismo Náutico cresça e se estabeleça no país e também no nosso estado. Certamente, uma fonte segura de retorno financeiro e mais uma opção de emprego e geração de renda para nossa população.

Comentários

Postagens mais visitadas