Emissário de Chávez apresenta a Lula ‘plano de paz’ com a Colômbia

Venezuela rompeu na semana passada relações diplomáticas com país vizinho. Secretário-geral do Itamaraty disse que Brasil buscará ‘calma’ na região.
O ministro de Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, apresentou nesta segunda-feira (26) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de “plano de paz” elaborado pela Venezuela para ser discutido com a Colômbia. Maduro não detalhou o conteúdo do plano. A reunião aconteceu no início da noite, em Brasília, e durou cerca de duas horas.
Na semana passada, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, rompeu relações diplomáticas com o país vizinho. O presidente colombiano, Álvaro Uribe, acusa Chávez de abrigar guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O chanceler realiza um giro por países da América Latina para discutir o impasse com o governo colombiano.
“Tivemos uma situação complexa nos últimos dias. Começamos um giro pela América do Sul para informar amplamente das circunstâncias dos últimos dias e da necessidade de um plano de paz. (...) Vamos levar uma proposta para apresentar em Quito”, disse Maduro.
O chanceler afirmou ainda que a Venezuela é um país “de paz”. Segundo ele, Hugo Chávez defende a união entre os países sul- americanos e “merece respeito”. “Nosso governo é um governo de paz, com vocação unitária, sul-americanista. O presidente Chávez é um combatente pela união e integração, que merece o respeito entre os Estados, a paz e o trato entre iguais”, afirmou Maduro.
Extraido do g1

Comentários

Postagens mais visitadas