Fundação Joaquim Nabuco oferece cursos de literatura e artes plásticas em Natal, Teresina e Recife


Estão abertas até 9 de agosto inscrições para o curso Cultura Contemporânea:
uma introdução – Módulo Literatura, com o professor José Luiz Jobim, da Universidade de São Paulo (USP). As aulas são gratuitas e acontecem de 10 a 13 de agosto, das 14h às 18h, na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Já o módulo “Dança” dos cursos introdutórios da Fundação Joaquim Nabuco será oferecido gratuitamente em Teresina-Piauí, e em Natal-Rio Grande do Norte. Em Teresina, as aulas serão ministradas no Centro Cultural Banco do Nordeste, e em Natal, na Fundação Capitania das Artes. Informações sobre inscrições pelos telefones (86) 3216.8681 (Teresina) e (84) 3232.4599 (Natal).
Fundação realiza cursos sobre crítica, corpo e cultura
No próximo dia 2, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza entrevistas com pré-selecionados para o Curso Avançado Corpo e Cultura, que tem início no dia 4 de agosto, na Fundaj/Derby, no Recife. O curso será ministrado pela professora Maria Helena Lira e se estende até o dia 27 de outubro de 2010. O objetivo é discutir as transformações e influências que o corpo humano vem sofrendo no mundo contemporâneo. Também a partir do dia 2, a Fundaj/Derby oferece o Curso Avançado Crítica e Valor Cultural, com o professor Felipe Trotta. O curso acontece até o dia 18 de outubro e debaterá casos da música, literatura, televisão e cinema nos quais o julgamento de valor estético evoca identidades ou rejeições. Os cursos são gratuitos e fazem parte do Programa Estudos da Cultura: formação em arte e cultura contemporâneas. Mais informações pelo e-mail cadif@fundaj.gov.br

Serviço
O que: cursos avançados "Corpo e Cultura" com Maria Helena Lira e "Crítica e Valor Cultural" com Felipe Trotta
Quando: Crítica e Valor Cultural 02 de agosto a 18 de outubro de 2010 -segundas-feiras, das 14h às 18h
Corpo e Cultura 04 de agosto a 27 de outubro de 2010 - quartas-feiras, das 14h às 18h
Público-alvo: estudantes da graduação e pós-graduação, artistas, jornalistas, pesquisadores, curadores, críticos e professores.
Local: Fundação Joaquim Nabuco
Inscrições abertas para curso de Videoarte na Fundação
Integrando a programação da Semana de Videoarte, a Fundação Joaquim Nabuco promove o curso “Vídeoarte: introdução a uma linguagem artística”, a ser realizado entre os dias 2 e 13 de agosto. Ministrado pela professora da Universidade Federal de Pernambuco, Maria do Carmo Nino e por mediadores, o curso tem como objetivo apresentar uma introdução à história da Videoarte. Na primeira semana, de 2 a 6 de agosto, Maria do Carmo Nino introduzirá conteúdos da história e da linguagem da Videoarte para professores do Ensino Médio. Na segunda semana, de 9 a 13 de agosto, os mediadores da Fundaj realizarão, junto aos professores, uma série de exibições e discussões acerca de vídeos de registro de performance. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Divisão de Ações Educativas, na Fundação/Derby ou pelo e-mail culturaeduc@fundaj.gov.br.

Pensando o Contemporâneo debate utopias, arte e cultura
A Fundação Joaquim Nabuco realiza no Recife, de 17 a 19 de agosto, o Ciclo de Conferências “Pensar a arte: mundos alternados e álibis”, com a professora francesa Anne Cauquelin. Na programação, as conferências “Como falar sobre arte hoje em dia?”, “Pensar a arte contemporânea” e “Utopias e álibis: um outro mundo?”. O evento é gratuito e faz parte da segunda edição do projeto “Pensando o Contemporâneo”, que pretende apresentar ao público o pensamento e a obra de filósofos, historiadores, críticos e artistas que contribuíram e contribuem para as práticas artísticas e culturais da contemporaneidade. Inscrições e informações pelo e-mail cadif@fundaj.gov.br.

Serviço
O que: Ciclo de Conferências “Pensar a arte: mundos alternados e álibis” com Anne Cauquelin
Inscrições: são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail cadif@fundaj.gov.br
Quando: 17 a 19 de agosto
Onde: Sala Aloísio Magalhães Fundação Joaquim Nabuco
Endereço: Rua Henrique Dias, 609. Derby. Recife-Pernambuco. CEP: 52010-100
Público-alvo: artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.
Informações: (81) 3073-6659 / 3073-6670 cadif@fundaj.gov.br

Sobre Anne Cauquellin
É professora emérita de filosofia na Universidade de Picardia-França, diretora da revista “Nouvelle Revue d’Esthétique”, vice-presidente da Sociedade Francesa de Estética e membro de comitês editoriais de diversas revistas.

Comentários

Postagens mais visitadas