Maternidades públicas serão obrigadas a fazer teste da orelhinha gratuitamente


O Congresso aprovou a lei, que só depende da aprovação do presidente Lula; teste detecta se o bebê possui ou não problemas de audição
Um projeto de lei aprovado pelo Congresso obriga todas as maternidades públicas do país a oferecer, de graça, o teste da orelhinha nos recém-nascidos. O exame permite detectar se o bebê tem ou não problemas na audição.
Além do Imip, somente o hospital Agamenon Magalhães, no Recife, a Unidade Municipal de Saúde, em Caruaru, e o centro auditivo de Petrolina fazem o teste de graça.
“Em 30 segundos a gente consegue avaliar se ela ouve ou está com alguma dificuldade. É emitido um estímulo em cada orelha que chega à audição da criança e é devolvido. O equipamento consegue amplificar esse som e nos dá uma resposta se a orelha está com a audição boa ou alguma dificuldade", explicou a fonoaudióloga Luciana Carvalheira.
O projeto de lei que obriga todas as maternidades públicas do País a oferecer o teste da orelhinha gratuitamente agora só depende da aprovação do presidente Lula.
O exame pode ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Se for percebida uma falha na audição, recomenda-se repetí-lo. Se julgarem adequado, os médicos partem para testes mais sofisticados.
Quanto antes tudo isso for feito, melhor: “a surdez é muito frequente. [A surdez profunda acontece] em uma criança para cada mil nascimentos. Essa surdez vai dificultar o aprendizado e o desenvolvimento fica comprometido. Quanto mais cedo for detectado, coloca-se uma prótese e essa criança vai ser estimulada. O cérebro da criança quando nasce tem uma plasticidade muito grande. Ele está pronto para receber informações e quanto mais informações e quanto mais precoce, melhor será a resposta”, informou a pediatra Geisy Lima.
Da Redação do Portal +ABCom informações do PE360 Graus

Comentários

Postagens mais visitadas