O grupo musical Korin Orishá estará em temporada na Torre Malakoff, em concertos-aulas

Prezados Senhores Jornalistas,
O grupo musical Korin Orishá estará em temporada na Torre Malakoff, em concertos-aulas, para alunos de escolas públicas do Recife e Região Metropolitana e público em geral.

Os concertos que têm o patrocínio do FUNCULTURA e serão realizados nos dias 03,05, 10, 12, 17 e 19 de agosto às 15 horas. E nos dias 04, 11, 18 e 19 de agosto, às 10 horas. No concerto será executada a "Suíte Afro-Recifense" da autoria do maestro/compositor, Prof. José Amaro Santos da Silva.
O Grupo KORIN ORISHÀ, criado para contemplar o aspecto temático da música sagrada de origem afro no Brasil, é formado por instrumentos de cordas (violino, viola e violoncelo), de sopros (flauta, clarineta e fagote), com a percussão usada nos cultos religiosos do candomblé, incluindo-se: atabaques, gonguê e abês, além do canto em textos em yorubá, a denominada língua de axé. A peça apresentada pelo KORIN ORSHÀ é a Suíte Afra Recifense, composta com os cânticos tradicionais, em uma estrutura musical que oferece outras sonoridades ao conjunto de belas melodias, trancritas pelo Prof. José Amaro Santos da Silva, oriundas dos cânticos contidos nas cerimônias públicas realizadas nos terreiros para os orixás. Para executar o projeto serão realizadas de dez (10) concertos com o grupo musical KORIN ORISHÁ. Além de orientações didáticas, pelos músicos, que falam da história e da natureza de seus instrumentos; sendo ainda ilustrados por histórias de vida de cada orixá do panteão africano.
O projeto tem vinculações com a cultura musical e lingüística afro-brasileira, na intenção de alcançar um público ávido de conhecimentos especificamente neste âmbito, desenvolvendo-se uma atividade camerística, através da técnica do contraponto na estruturação dos arranjos musicais.
Almeja-se, através da música de origem africana, ir eliminando, aos poucos, focos de preconceitos e dar cumprimento ao que preceitua a Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003, acima citada. Entre os benefícios a serem alcançados está em desfazer equívocos a respeito da cultura religiosa afro-brasileira, levando as pessoas a um congraçamento salutar e fraterno.
Agradecemos pela divulgação.
Contato: (81) 9168 4588 (Prof. José Amaro)

Comentários

Postagens mais visitadas