Morre o ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio

Pe360graus.com

RECIFE - O ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio morreu nesta quinta-feira aos 99 anos de insuficiência pulmonar. Ele estava internado no Hospital Português, em Recife, desde a última terça-feira. O corpo do ex-governador será velado nesta quinta no cemitério Morada da Paz, em Paulista, e o enterro acontece às 17h.
Cid Sampaio nasceu no Recife e iria completar 100 anos no dia 7 de dezembro. Formou-se em química e em engenharia civil e industrial. Participou da criação da União Democrática Nacional (UDN) e foi presidente do diretório em Pernambuco.
Em 1958, foi eleito governador de Pernambuco. Teve a administração voltada principalmente para a industrialização e o crescimento do estado. Entre seus empreendimentos, destacam-se a idealização da Sudene, o Bandepe, e a instalação, no Recife, da Cilpe, fábrica de laticínios e beneficiamento do leite.
Na vida política, foi ainda deputado federal e assumiu uma vaga no Senado. Em 1994, foi candidato ao governo de Pernambuco, perdendo a eleição para Miguel Arraes. Industrial e usineiro, Cid Sampaio foi também presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar de Pernambuco.
Em 2002, recebeu na Assembleia Legislativa o título de "expoente de Pernambuco". Viúvo de dona Dulce Sampaio desde fevereiro de 2008, o ex-governador tinha cinco filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

Comentários

Postagens mais visitadas