A 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema começa em outubro


Autor: Lizandra Pavan

Entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro acontece a 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema, uma maratona cinematográfica com mais de 400 títulos exibidos em três sessões diárias, nos 27 espaços espalhados pela cidade, entre cinemas, museus e centros culturais, além da Bienal de São Paulo, que participará da exibição dos filmes da Mostra pela primeira vez.

Os filmes serão divididos em: “Perspectiva Internacional”; “Competição Novos Diretores”, e “Mostra Brasil, retrospectivas, homenagens e exibições especiais”.

Entre as homenagens, a 34ª Mostra celebra o centenário do cineasta Akira Kurosawa, com o lançamento do livro “À Espera do Tempo - Filmando com Akira Kurosawa”, de Teruyo Nogami, que foi produtora e assistente do diretor, e a exposição “Kurosawa – criando imagens para cinema”, que integra a mostra e é promovida em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. Essa exposição reúne 80 storyboards originais, que só foram exibidos anteriormente no Tókio Metropolitan Museum of Photography.

Outros destaques desta edição são a exibição ao ar livre da nova cópia restaurada do clássico de Fritz Lang, “Metrópolis”, que terá acompanhamento de 80 músicos da orquestra Jazz Sinfônica e a apresentação de “Até o Fim do Mundo”, na versão original do diretor Wim Wenders, que estará presente na exibição. Além disso, haverá a apresentação especial do longa-metragem “Mistérios de Lisboa”, de Raoul Ruiz.

O evento apresenta ainda as tendências, temáticas, narrativas e estéticas que estão em alta no mercado cinematográfico atual, e conta com sessões além da sua programação normal, como uma série de exibições especiais com apresentação de filmes clássicos e homenagens a nomes representativos do cinema.

Outros convidados são o diretor britânico Alan Parker (“Expresso da Meia-Noite”, “The Commitments”), o israelense Samuel Maoz (“Líbano”, vencedor do Leão de Ouro em Veneza 2009) e o crítico francês Michel Cement.

Vá de bicicleta!

Para que os cinéfilos possam transitar entre os cinemas que exibirão os filmes da Mostra de forma sustentável, 15 bicicletários estarão dispostos em pontos estratégicos, próximos aos locais onde o evento acontece.

A iniciativa é patrocinada pela Sabesp e para usufruir do benefício é necessário que o visitante esteja cadastrado. Para aqueles que precisarem alugar a bicicleta, a primeira hora é grátis, mas a cada hora a mais será cobrado R$ 10. Os ciclistas que quiserem participar da Mostra com suas próprias bicicletas poderão estacioná-las gratuitamente pelo período de exibição dos filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas