Café com Política

Carlos Fehlberg

Presidente do Senado garante urgência para medidas que visem combater tráfico
Sarney diz que o Congresso dará o apoio necessário à Segurança Pública
O Congresso dará prioridade absoluta a qualquer medida que o governo venha editar para fortalecer o caixa das órgãos de segurança pública que estão no Rio de Janeiro combatendo o crime organizado. José Sarney, presidente do Senado, anunciou ontem que essa é “a maneira mais efetiva” que o Parlamento tem para ajudar os governos federal e do Rio, neste momento. “Como é um caso de emergência, o governo federal, se precisar de recursos adicionais, edite uma medida provisória e nós votaremos com a maior urgência no Congresso”, garantiu o presidente do Senado.
Sarney elogiou a ação coordenada das ações policiais e militares que atuaram nas operações nas comunidades da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão. E destacou que policias, forças federais e militares deram “uma demonstração de que, agora, a situação tem que ser encarada com muita seriedade para tornar o Rio de Janeiro uma cidade livre do tráfico e da violência”. E ainda observou que o desafio será manter a população dessas áreas seguras através de unidades de Policiamento Pacificado

E a Pasta dos Esportes?
O PCdoB vai insistir para que o ministério do Esporte permaneça com o atual titular Orlando Silva. Em setores do futuro governo eles, porém, o nome cogitado para comandar a pasta seria o da deputada Manuela D’Ávila, também, do PC do B. Há, porém, uma resistência interna: segundo o presidente do partido, Renato Rabelo, é preciso capitalizar os quase 500 mil votos conquistados por ela na última eleição, indicando-a para concorrer à prefeitura de Porto Alegre. E isso porque o atual ministro dos Esportes já está inteiramente voltado para a Copa do Mundo 2014 e projetos para as Olimpíadas 2016 e deveria ser mantido.
Redução de gastos
A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior pretende reduzir gastos e aumentar os investimentos do governo. “Não gosto de demonizar o custeio, porque eu acho que uma série de ações importantes do governo são vinculadas a custeio. Mas aquilo que é custeio puro da máquina pode ser otimizado. É nisso que nós vamos trabalhar, potencializando ainda mais os investimentos”, disse ela em entrevista, durante o 9º Congresso Brasileiro da Construção – ConstruBusiness 2010, na sede da Fiesp. Para ela os recursos para os investimentos nas áreas de habitação e infra-estrutura já estão assegurados. “Quando nós lançamos o PAC 2 foi para dar previsibilidade de que os investimentos vão continuar.”

Temer e Meirelles
O vice-presidente eleito, Michel Temer elogiou o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que está deixando o cargo após oito anos. Para o presidente do PMDB e vice-presidente, Meirelles fez um "trabalho extraordinário e produziu equilíbrio financeiro para o país" na gestão do BC. "Seguramente, ele deve merecer o aplauso do novo governo."
Temer disse ainda que, se o governo Dilma Rousseff puder, ele deverá vir a ser aproveitado em outro cargo. "Ele é um nome que pode ocupar qualquer posição no país, tem uma experiência extraordinária e, onde estiver, cumprirá suas funções com a mesma disposição com que atuou no Banco Central", garante Temer.
Faz questão de assinalar, a propósito, que Meirelles fez um "trabalho extraordinário e produziu equilíbrio financeiro para o País" na gestão do BC. "Seguramente, ele deve merecer o aplauso do novo governo."

Comentários

Postagens mais visitadas