Caruaru terá Natal FelizCidade 2010 como tema de final de ano em sua decoração

A Praça do Rosário se transformará na Praça da Música no Natal FelizCidade 2010, a partir do dia 5 de dezembro, às 20 horas.
A abertura da série de homenagens artísticas começa com a apresentação de dez cantoras caruaruenses. O repertório será de músicas gospel e MPB. Haverá também a participação da Banda da Polícia Militar e da orquestra conjunta que unirá os Meninos do Morro Bom Jesus aos do Salgado. Para os fins de semana, a Fundação de Cultura prepara uma programação especial com corais, orquestras, bandas e seresteiros.

O principal homenageado da Praça da Música será o Professor Machadinho. O centenário de nascimento do mestre de várias gerações de músicos e cantores caruaruenses é pretexto para que se enalteça instrumentistas, intérpretes, compositores e arranjadores que fi zeram, e fazem, a história musical da Terra de Vitalino, ele também um autêntico "tocador de pife", a flauta primitiva de taboca, instrumento central dos "ternos e zabumbas" populares.

Para compor o cenário de exaltação à música foram confeccionadas trinta réplicas gigantes de instrumentos como pianos, violões, saxofones e trompetes, de dois a três metros de altura, que serão espalhados nos quinze canteiros da praça, recentemente inaugurada. Três anjos gigantes tocando flautas darão um toque especial ao ambiente. Haverá espaço para lembrar também a nossa música regional. Sanfonas, triângulos e zabumbas foram montados, bem como uma completa Banda de Pífanos.

Outro homenagiado vai ser o rádio, veículo fundamental na formação musical dos caruaruenses. Réplicas gigantes de receptores de rádio, de diferentes modelos, serão espalhadas nos canteiros da praça, além de duas megavitrolas. Áreas estratégicas da Praça do Rosário serão destinados a homenagear algumas bandas tradicionais da cidade como a Nova Euterpe e a Comercial, ao lado de grupos mais recentes como a Banda Alternativa, que tem 20 anos.

Estão sendo feitos os últimos ajustes no programa de apresentações de orquestras, bandas e seresteiros, que vai até o fim do período de festas de fim de ano. “Ao longo da história musical de Caruaru, gerações de bons artistas encantaram a Capital do Agreste. Um celeiro reconhecido de músicos, maestros, compositores e cantores se destacou em nível local, regional e nacional. Essa é a hora de homenageá-los” declarou José Pereira, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo.

Comentários

Postagens mais visitadas