Fique Ligado Com a Cultura Pelo Brasil

Agenda Cultural pelo Brasil

Museu da Maré sedia encontro sobre expansão de Pontos de Memória no país – Rio de Janeiro/RJ
Agência Brasil Publicação: 16/12/2010 10:19 Rio de Janeiro – Criado em 2006, a partir de uma iniciativa da própria comunidade, o Museu da Maré sedia até amanhã (17/12) a 3ª Teia da Memória, encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus .

II Encontro de palhaças de Brasília/DF
Redação em 14/12/10 O II Encontro de Palhaças de Brasília, acontece até o dia 19 de dezembro, e além de palhaças do DF e outros sete estados, o festival receberá este ano atrações da França e Argentina, com entrada Catraca .

REISADO FOLIAS DE NATAL – São Luís/MA
Pela 12ª vez consecutiva, o Grupo Foliões apresenta o Reisado Folias de Natal, comemorando o nascimento do Menino Jesus com muita alegria, arte e cores. A produção desse ano contará com 80 integrantes, entre dançarinos, atores, ritmistas, cantores e músicos .

Limoeiro reúne o melhor da trova e do repente nordestino
Interatividade total entre público e artistas é o que promete o festival que começa hoje em Limoeiro do Norte Melquíades Júnior Divulgação A poesia vai “correr frouxa” de hoje em diante. A viola e a memória estarão afinadas.

Engenho de Folguedos conta com apresentação do Guerreiro Campeão Trenado – Maceió/AL
Guerreiro Leão Devorador foi fundado no ano de 1987 pelos saudosos mestres dona Vitória e Jayme de Oliveira Da Redação Força, garra e imponência são as características que melhor definem o grupo que se apresentará no Projeto Engenho de Folguedos.

Residência Artística na Câmara de Cultura – São Bernardo do Campo/SP
Olá Amigos, Esperamos vocês neste sábado, dia 18, para uma dobradinha de atividades! A partir das 16h nosso Samba Parêia!, edição extraordinária, com a música, a dança e as figuras do cavalo marinho nas versões do Núcleo Manjarra da Cia.

CURSO NO PÓS-AFRO – Santos/SP
Conhecimento, integração e cidadania no processo de formação dos imans em espaços lusófonos: experiências comparadas Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau com Patricia Schermann, Professora Adjunta I do Departamento de Historia da Universidade Federal de São Paulo.

9º Festival de Carimbó – Santarém Novo/PA
O evento acontece neste final de semana, e entre as atividades confirmadas teremos a presença de uma delegação do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que virá ao Pará pela primeira vez .

Último show do Voa Viola – Festival Nacional de Viola! – Brasília/DF
Caros amigos, caras amigas, O Voa Viola tem o prazer de anunciar o quarto e último show do Voa Viola – Festival Nacional de Viola! O grande evento será em Brasília, no Teatro Nacional, no dia 17 de dezembro.

FUNDACAO CURRO VELHO – Programação de 20 anos – Belém/PA
CONVITE Prezados Senhores (as), O Governo do Estado do Pará, através da Fundação Curro Velho, convida V.Sa a se fazer presente nas programações de comemoração dos 20 anos da Fundação Curro Velho.

Último Ensaio do Tamnoá de 2010 – Paranoá/DF
Caros Amigos, O final do ano está chegando e gostaria de convidá-los para o encerramento das Atividades da Organização Cultural e Ambiental Tambores do Paranoá – Tamnoá neste Domingo – dia 19/12 – a partir das 16 horas no Setor .

Elza Soares Canta Luiz Gonzaga – Brasília/DF
A segunda edição do projeto Forró Bodó, realização do Instituto Zabilin de Arte e Cultura e do Espaço Cultural Mosaico, trás Elza Soares em um show inédito em homenagem a Luiz Gonzaga e ao Dia Nacional do Forró.

Aniversário do Cineclube Nangetu – Belém/PA
http://institutonangetu.blogspot.com/2010/12/aniversario-do-cineclube-nangetu.html Quinto Aniversário – CINECLUBE NANGETU 17 de dezembro – 18h Mito e Metamorfose das Mães Nagô (Arte Sacra Negra II), de Juana Elbein dos Santos (1979) 16 mm, p&b, 51 min, livre Um mito cosmogônico da cultura nagô.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. PATRIMÔNIO VIVO DO POVO JARDINENSE DESDE 1863 – Jardim do Seridó/RN
30/12/2010 A 2011 MENSAGEM DO PÁROCO Venerável Irmandade de N. Sra. Do Rosário e seus devotos. A cada ano nos reunimos para prestar nosso culto de louvor e gratidão à Virgem do Rosário e a São Sebastião.

4º. FESTA LATINA DE BONEQUEIROS BRINCANTES DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
Presépio coletivo e teatro internacional Criativa e social por apostar na arte como ferramenta de inclusão social em Águas Lindas de Goiás, a 4ª. Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes será realizada de 17 a 19 de dezembro .

O Autor na Praça apresenta Evandro-Lobão autografando o livro “Fam da Rua” – São Paulo/SP
No próximo sábado, dia 18 de dezembro, nosso convidado é o poeta Evandro-Lobão autografando seu primeiro livro de poesias “Fam da Rua”, também haverá leituras de poesias. O cartunista Junior Lopes participa do evento realizando caricaturas do público.

Projeto Histórias do Mato disponibiliza livro digital a partir do dia 15/12/2010
A versão digital do livro Histórias do Mato: memórias de moradores de um bairro rural estará disponibilizada a partir do dia 15/12/2010, para download gratuito no blog: http://www.projetohistoriasdomato.blogspot.com/. Este livro, que tem como principal temática a cultura caipira.

CASA DAS MINAS: Os Voduns Reais de São Luís/MA
Prezados amigos: Os cineastas suíços Edith Leimgruber, Hili Leimgruber e Jens Woernle passaram três anos realizando filmagens na Casa das Minas do Maranhão e produziram um filme documentário com 85 minutos entrevistando participantes de Casa .

A Casa museu do objeto brasileiro recebe da Promoart + Cultura a tradição popular da louça de barro de Poxica – São Paulo/SP
A partir do dia 16 de dezembro, quinta-feira, até 18 de fevereiro de 2011, A CASA museu do objeto brasileiro, receberá a exposição e venda de obras de Louça morena do povoado de Poxica, uma das mais importantes regiões brasileiras .

Concerto em Congonhas encerra temporada do Vivaviola, em 2010
O Concerto Vivaviola, Sessenta Cordas em Movimento, que reúne os cantadores e compositores Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, encerra a temporada de 2010 com a apresentação do seu último espetáculo na Turnê .

Convite para Lançamento do Documentário “O Grande Tambor” – Porto Alegre/RS
http://tambordesopapo.blogspot.com Assista ao Trailer http://www.youtube.com/watch?v=cyaS2ciKZeM&feature=player_embedded Sinopse: O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região.

Leitura Dramática: Logun-Edé – Uma Pequena Yorubópera Para Crianças – São Paulo/SP
segunda, 20 de dezembro às 20:00 at Galpão do Folias – Rua Ana Cintra, 213, Sta. Cecília – ao lado do metrô Sta. Cecília Logun-Edé – Um pequena Yorubópera Para Crianças é o novo projeto do Grupo Pé de Moleque.

Revolta da Chibata tem exposição on-line
Exposição do Arquivo Público do Estado de São Paulo reúne ilustrações, artigos e notícias de jornais e de revistas da época, além de atividades pedagógicas .

I FESTIVAL NACIONAL DE VIOLA DE CRUZEIRO DOS PEIXOTOS – Uberlândia/MG
É uma realização da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o SESC/MG-Uberlândia e a produção da Viola de Nóis Produções para o município, que pretende expandir e demonstrar para Uberlândia e região a riqueza do universo caipira brasileiro.

Cultura Maxakali é apresentada em Belo Horizonte/MG
09/12/2010 Quatro mostras do Museu do Índio/RJ – FUNAI, dedicadas à etnia Maxakali, podem ser vistas a partir de hoje no Museu de Artes e Ofícios de Minas Gerais. A iniciativa, com curadoria da especialista Rosângela de Tugny.

Inscrições abertas para a Escola Nacional de Circo – Rio de Janeiro/RJ
2 de dezembro de 2010 Sobre o Edital A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está com inscrições abertas para o Curso Técnico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo.

O ÚLTIMO CINEMA NA LAJE DO ANO EXIBE O FILME “5 X FAVELA” – São Paulo/SP
Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade.

KOLOMBOLO apresenta ENCANTADOS DA PAULICÉIA – São Paulo/SP
DIA 21/DEZ/2010 no GRAZIE A DIO! Kolombolo apresenta obras de PAULISTINHA, ZECA DA CASA VERDE e TALISMÃ interpretados por Mônica Pérola Negra, Renato Dias e Robson Capela Nesta proposta o Kolombolo apresenta obras dos sambistas imortais PAULISTINHA, ZECA DA CASA .

Diversidade cultural brasileira em exposição no Paço Imperial – Rio de Janeiro/RJ
São 150 obras que retratam as múltiplas expressões materiais e simbólicas das bases da identidade nacional. A exposição Bem do Brasil, Patrimônio Histórico Brasileiro, foi concebida sob o desafio de levar os visitantes a apreender os significados, a refletir e compartilhar.

Comentários

Postagens mais visitadas