Apoio de quase todas bancadas garante a eleição de Maia para presidir a Câmara

Carlos Fehlberg
Além da maioria já assegurada ele pode ser eleito até por unanimidade

PC do B e PTB também vão apoiar a candidatura do deputado Marco Maia à Presidência da Câmara. Ele já tem assim garantido o apoio de onze partidos. PT, PR, PSDB, PP, DEM, PMDB, PSC, PSB e PDT já anunciaram sua posição, tornando Maia o candidato único à Presidência. Ele já assumiu, porém, com os líderes o compromisso de manter o critério da proporcionalidade - tamanho das bancadas eleitas em 2010 – no preenchimento dos cargos da Mesa, além do diálogo permanente. Ele foi escolhido oficialmente como candidato do PT em dezembro, superando o líder do governo, Cândido Vaccarezza e os ex-presidentes da Câmara Arlindo Chinaglia e João Paulo Cunha.

Itália pressiona

O ministro da Justiça da Itália, Angelino Alfano, reiterou que a expectativa do governo italiano é que o Brasil reveja sua decisão e faça a extradição do ex-ativista político Cesare Battisti. A defesa em favor da extradição foi feita durante a reunião do conselho de ministros e depois de o Parlamento Europeu ter aprovado a moção italiana que faz um apelo para que o Brasil mude a decisão de manter no País o ex-ativista.

A comunicação será feita à presidente Dilma Rousseff e aos presidentes do Senado, José Sarney e da Câmara, Marco Maia.

Perseguido

Na primeira entrevista após o ex-presidente Lula negar sua extradição, o italiano Cesare Battisti reiterou que está sendo perseguido pela Justiça brasileira e afirmou que a pressão para entregá-lo tem como objetivo "afetar o governo Dilma".

Os passaportes

O Itamaraty baixou portaria que regulamenta a emissão de passaportes diplomáticos. A emissão do documento só será permitida, agora, quando houver uma solicitação formal e fundamentada por parte da autoridade máxima do órgão competente que o requerente integre ou represente. As novas regras foram aprovadas pela presidente Dilma Rousseff em despacho com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota

Situações críticas

Um Fundo de Atendimento às Situações de Emergência Decorrentes de Calamidades Públicas poderá ser criado por um projeto de lei que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em decisão final.

OAB E STF


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, voltou a criticar a demora do governo em escolher o 11º ocupante da vaga do Supremo Tribunal Federal.

Punições à omissão

O senador Álvaro Dias está defendendo punições severas às autoridades omissas quando da ocorrência de desastres naturais com vítimas e prejuízos materiais. Ele se reporta aos resultados do debate realizado sobre o tema pela Comissão Representativa do Congresso Nacional. Para o senador tucano há "um profundo sentimento de tristeza e indignação" em razão do drama vivido pela população da Região Serrana do estado do Rio de janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas