|MIRANTE| Boas práticas do turismo na educação

por Izabel Santos Navegando pelas notícias do Ministério do Turismo, uma matéria me chamou a atenção. Publicada no dia 28 de março, a reportagem intitulada Aprender Brincando mostra uma experiência de turismo pedagógico no meio rural implantada pela Fundação Turística de Joinville-SC. O projeto da Fundação tem como objetivo levar as crianças de escolas públicas da cidade a vivenciarem experiências relacionadas ao meio rural.


É a oportunidade de aliar a teoria de sala de aula às práticas das atividades desenvolvidas no campo, onde a degustação do mel de abelha ou do melado de cana-de-açúcar vira uma aula sobre os benefícios destes produtos para a saúde. A visita à nascente de um rio passa a ser um campo oportuno para ser dada uma aula sobre o uso racional da água e repasse de conceitos de educação ambiental.

Sem dúvidas este projeto atingirá seu objetivo de preservar o meio ambiente e valorizar as atividades agrícolas daquela cidade. Este é apenas um exemplo de que quando a iniciativa pública quer, ela pode transformar pequenas ações em grandes projetos de sustentabilidade. A aposta é que a experiência das crianças chegue também aos pais com os conceitos apreendidos em aulas práticas que só trazem benefícios à família.


Um projeto de turismo pedagógico deve ser entendido pelos gestores públicos como um investimento na formação da criança que tem a oportunidade de crescer ciente de que fazer a coisa certa é contribuir com o bem-estar de sua comunidade. Não entendo o porquê do Turismo Pedagógico não ter eclodido em todas as partes deste imenso país. Vamos levar às escolas não só as práticas rurais, mas conceitos que possam contribuir com a formação cidadã das nossas crianças. A consequência será a preservação não só da natureza mas do patrimônio cultural, do patrimônio público, proporcionando a construção de uma sociedade mais humana e justa.

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