Cultura pelo Minc

GERAL
Governança em Cultura

Ministérios, instituições e organismos públicos responsáveis pela cultura em países em desenvolvimento podem se inscrever, até 30 de junho, no Edital de Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura dos Países em Desenvolvimento. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e oferece assistência técnica voltada à governança em Cultura. Confira mais informações sobre o edital aqui.

III Festival Internacional de Cinema de Animação

As inscrições para o ANIMAGE – III Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco já estão abertas. O evento, que acontecerá de 30 de setembro a 07 de outubro, no Recife, irá incluir mostra competitiva e não-competitiva de filmes de animação, nacionais e internacionais, além de oficinas para iniciantes em técnicas de cinema de animação. A inscrição é gratuita e só poderá ser feita pela internet, no endereço www.animagefestival.com, até o dia 29 de julho.

Pontos de Cultura no Teatro

O Pontão de Cultura Cultura Viva ao Alcance de Todos realiza, de 25 a 29 de outubro, o 2º Festival Nacional de Teatro - Pontos de Cultura. A iniciativa acontecerá no município de Floriano, no Piauí, e pretende valorizar artistas que estejam fora do mercado de trabalho. O Festival recebe inscrições até o dia 20 de julho, destinando 80¢ das vagas para grupos de Pontos de Cultura de todo o país. O evento tem apoio do Ministério da Cultura, Fundação Nacional das Artes, Programa BNB de Cultura, Banco Nacional do Desenvolvimento e Governo do Estado do Piauí. Acesse: http://www.escalet.com.br/.

Dança de rua no Ceará

Até 29 de maio estão abertas as inscrições para participação de grupos de todo o país, no 1º Festival Cearense de Hip Hop - FCH2. O evento será realizado no anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, nos dias 17,18 e 19 de junho, através de apresentações de dança, cursos, oficinas e palestras. A programação contempla ainda atividades paralelas em quatro localidades da capital cearense. O festival está dividido nas modalidades Freestyle e Break Dance. Mais informações: http://festivalcearensedehiphop.com.br/.

Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. A iniciativa é um instrumento de identificação, seleção, certificação, promoção e fomento de tecnologias que apresentem respostas efetivas para diferentes demandas sociais, e que possam integrar o Banco de Tecnologias Sociais. As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, pelo site www.fundacaobancodobrasil.org.br.

7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso

Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. O concurso visa incentivar o hábito da leitura e a expressão autoral através da escrita. O evento, que é realizado via web e com abrangência nacional, é aberto para escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Informações e inscrições pelo site: www.ecofuturo.org.br/concursocultural.

Festival de Vídeo Tela Digital 2011

Continuam abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Festival de Vídeo Tela Digital. Os vídeos participantes devem ter duração de três a 12 minutos. De acordo com o regulamento, não há restrição ao formato, gênero ou ano de produção das obras concorrentes, que podem ser feitas com câmeras profissionais, câmeras fotográficas digitais, celulares ou animações feitas em computador. Confira: www.teladigital.org.br


PERNAMBUCO
VII Encontro Nordestino de Xaxado

Acontece, nos dias 02,03,04 e 05 de junho, em Serra Talhada, o VII Encontro Nordestino de Xaxado. O encontro é uma realização do Ponto de Cultura Cabras de Lampião e do Museu do Cangaço. Grupos de todo o nordeste irão participar do evento. A abertura, que será no dia 02 de junho, às 19h, na Vila Ferroviária, contará com o desfile de todos os grupos participantes, saindo da Praça Lampião e terminando na Vila Ferroviária.


Exposição Coletiva em Olinda

A Exposição coletiva “Meu Lixo, Teu Lixo, Nosso Lixo é uma Arte: Uma contribuição à Sustentabilidade Ambiental” ficará em cartaz na Biblioteca Pública de Olinda, a partir do dia 31 de maio, até o dia 24 de junho. O evento, que é realizado em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, conta com vários artistas e artesãos que trabalham com materiais reciclados. A exposição contará com a exibição de filmes, rodas de diálogos e oficinas para crianças e jovens. Informações pelo telefone: (81) 3305-1157.

Festival Pernambuco Nação Cultural

O Festival Pernambuco Nação Cultural, que terá a próxima parada no Sertão Central, de 23 a 29 de maio, contempla todas as linguagens artísticas de Pernambuco. Salgueiro será a cidade central para a programação do evento que contará com shows, oficinas, exposições, mostras, entre outras aividades. A iniciativa funciona como uma caravana, que vai passando e deixando marcas no fazer cultural de cada localidade. Clique aqui e veja a programação completa.

Círculos que não se fecham

A partir desta sexta-feira, 27 de maio, a Escola Pernambucana de Circo (EPC) irá apresentar o espetáculo “Círculos que não se fecham – Experimento nº 1”. O espetáculo, que ficará em cartaz até o dia 19 de junho, terá também debates com os participantes acerca do tema da apresentação, que gira em torno da juventude e da violência. A EPC está agendando a visita de grupos de jovens, ONGs que trabalhem com jovens, escolas e similares para o Centro Circo da Juventude. O movimento busca o crescimento individual e coletivo, além da profissionalização na área artística e cultural. Para mais informações acesse: http://www.escolapecirco.org

Comentários

Postagens mais visitadas