Para Lula, Dilma saiu bem na crise envolvendo o Transporte

Carlos Fehlberg

Ex-Presidente destaca papel do governo no caso do Transporte
O ex-presidente Lula é de opinião que a presidente Dilma Rousseff se saiu bem na condução da crise do ministério dos Transportes. “Como em qualquer outra situação, ela foi bem’’, disse ele na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, onde foi homenageado com um jantar segunda-feira e uma exposição surpresa organizada pela entidade com fotos de seus oito anos de governo, quando foi recepcionado por empresários e ex-ministros. Entre as fotos o ex-presidente gostou daquela que registra o encontro com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e brincou com a que aparece vestindo a camisa do Corinthians. “É essa a que vale”.

Determinada
A presidente Dilma Rousseff disse ontem que durante sua gestão irá manter uma “relação republicana e solidária” com todos governadores e prefeitos, independentemente do partido a que pertençam. A posição foi reafirmada na coluna Conversa com a Presidenta, publicada todas as semanas em jornais. “A disputa política, o embate de ideias entre os diversos partidos, deve se dar na sociedade, pelos meios de comunicação, no parlamento, entre outros espaços. É legítimo, faz parte da democracia e é importante que seja assim. Mas no Executivo, temos que estabelecer parcerias que beneficiem a sociedade”, disse ela, em resposta a uma leitora.


Dilma cita exemplos em que é fundamental a parceria entre municípios, estados e governo federal para que haja sucesso na execução das políticas de atendimento à população. Um deles é o Plano Brasil sem Miséria, em que prefeituras são as responsáveis por localizar e assistir as famílias que precisam de ajuda. “As parcerias que estabelecemos não levam em conta se o prefeito ou o governador são do partido A, B ou C. Afinal, fui eleita para ser a presidenta de todos os 190 milhões de brasileiros”, acrescenta.


Sarney encerra
O presidente do Senado, José Sarney, não concorrerá mais a cargos eletivos, após concluir seu atual mandato que termina em 2914. O anúncio foi feito durante o lançamento de sua biografia num shopping de São Luís. A senadora Roseana Sarney, 58, confirmou que o pai já vinha manifestando a intenção de concluir a carreira política em razão da idade: "Não foi uma declaração intempestiva, apenas perguntaram e ele respondeu. Ele quer se dedicar mais à literatura. Já está muito dividido, mas é um político nato, faz parte da história do país". Ela acrescentou que Sarney quer "encerrar enquanto está bem de saúde" e quer mais "paz para conviver com a família" depois de ter "prestado um serviço à nação".
Ela também afirmou que não concorrerá mais a mandatos tanto para o Executivo como para o Legislativo, após concluir o atual mandato.


Roteiros
Lula vai desenvolver um roteiro pelo país. Começa pelo Nordeste, na Bahia e depois segue para Pernambuco, onde deve se encontrar com o governador Eduardo Campos. O roteiro de três dias começa por Salvador, seguindo depois para Feira de Santana. A agenda do dia termina com um jantar oferecido pelo governador Jaques Wagner, no Palácio Ondina. O ex-presidente esteve na quinta-feira, em Recife, onde participou do 5º Aniversário da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, no Parque Dona Lindu. E finalmente, no último dia receberá títulos de Doutor Honoris Causa no Teatro Santa Isabel às 10 horas, ainda em Recife. Eles foram conferidos pelas Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco.


Líder do PSDB ainda tenta a CPI na Pasta dos Transportes
Ação tucana também envolve convocação do novo ministro
A abertura de uma CPI para apurar denúncias no Ministério dos Transportes depende da assinatura de mais quatro senadores para atingir o número exigido que é de de 27,um terço do total exigido. Quem revela é o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira, que explica a estratégia oposicionista: “O governo tem uma maioria tão avassaladora na Câmara que dificilmente a oposição conquistaria as 172 assinaturas necessárias exigidas para instalar a CPI. É mais fácil que isso aconteça no Senado, onde nos faltam quatro assinaturas para termos as 27 para a instalação”, explica o líder tucano.


Além disso, o PSDB protocolou um requerimento de convocação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, envolvido em algumas das denúncias. Ele foi apresentado na comissão representativa do Congresso Nacional. Agora o presidente do Congresso, senador José Sarney, decidirá se convoca a comissão para deliberar sobre o tema. Enquanto isso, o ministro Paulo Sérgio Passos pretende escolher como seu secretário-executivo Deuzedir Martins, atual titular da Gerência de Engenharia e Investimentos em Rodovias, da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Isto é um técnico.


E convocação
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira, protocolou requerimento pedindo a convocação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para falar sobre as denúncias de irregularidades na pasta. Ele foi apresentado na comissão representativa do Congresso Nacional. E explica: "O objetivo do PSDB é fazer com que o Ministério dos Transportes se reorganize e que as irregularidades sejam sanadas e os fatos esclarecidos".
Na avaliação de Duarte Nogueira, o ministro Paulo Passos deve explicar o aumento do número de contratos aditivos, bem como do volume de recursos autorizados durante o período em que respondeu pelo Ministério dos Transportes no ano passado, quando Nascimento estava em campanha para o governo do Amazonas.


Mais um
O líder do PSDB solicitou ainda que a comissão representativa vote um convite para que Frederico Augusto de Oliveira, funcionário terceirizado que atuava como assessor de Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, também compareça para dar esclarecimentos. O líder tucano fará ainda um aditamento à representação protocolada pelo partido junto à Procuradoria Geral da República. Pedirá investigação sobre a atuação de José Henrique Sadok de Sá, diretor executivo do Dnit que já foi afastado.
Outra ação tucana para o próximo semestre será a criação de um “gabinete sombra” para fiscalizar ações do governo em diversas áreas. DEM e PSP serão convidados a participar.

Ações
Por solicitação da presidente Dilma Rousseff, o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, deve concluir ainda nesta semana a "limpeza" na pasta. São esperados mais afastamentos.

TCU presente
E mais: o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, protocolou pedido na Comissão Representativa do Congresso para que o Tribunal de Contas da União investigue informações sobre todos os aditivos de contratos, projetos de engenharia, obras e repasses de recursos ou quaisquer outros instrumentos legais, contratuais ou contábeis firmados pelo Dnit entre o dia primeiro de julho e 31 de dezembro de 2010. Período em que o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos ocupava o cargo, já que o então titular, Alfredo Nascimento, tinha deixado a pasta para concorrer ao governo do Amazonas

Comentários

Postagens mais visitadas