Festival da Primavera e Festival Pernambuco Nação Cultural são discutidos pela Prefeitura e Governo do Estado


Estiveram reunidos em Petrolina,FUNDARPE, a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura e orgãos ligados a cultura , para apresentação da nova proposta de formatação do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) que este ano está sendo realizado de modo descentralizado.

O evento, que terá Petrolina como principal sede, visa atender a toda região do Sertão do São Francisco, contemplando também os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes. Em cada um destes municípios acontecerão ações durante o Festival, sendo que a maior parte da programação continuará em Petrolina, que pode ser considerada a capital multicultural do Sertão, devido à diversidade de segmentos de cultura que aqui existe, pelo profissionalismo do setor, pela quantidade de grupos profissionais e amadores, pelos sete Pontos de Cultura, várias associações de classe, além de ser o município com maior número de habitantes da região, em seus quase 300 mil.

Aproveitando o encontro a Secretaria de Cultura entregou ao representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco uma relação de todos os débitos da Fundarpe com os grupos de cultura de Petrolina, com a solicitação de maior agilidade na resolução das pendências. A Sedectur apresentou brevemente o Projeto do Festival da Primavera deste ano que foi concebido a partir das diversas escutas da classe artística, através dos representantes dos segmentos de cultura que foram eleitos para o Conselho Municipal de Cultura. A formatação da programação do Festival será iniciada na próxima semana quando uma equipe de pré-produção virá à região em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

A Sedectur apresentou ainda uma proposta de data para a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), visando ser na mesma época do Festival da Primavera, assim como é feito em todo o Estado quando se une o FPNC à comemoração do Festival de Inverno, Festa das Dálias, do Estudante. A proposta será analisada pela Secretaria de Cultura do Estado que, em breve, dará o seu posicionamento.

Comentários

Postagens mais visitadas