Encontro analisa atuação do Crea-PE em Garanhuns

O engenheiro eletricista Roberto Freire, candidato a presidência do Crea-PE (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) reúne-se no próximo dia 03 de novembro com representantes do setor empresarial e profissional de Garanhuns. O encontro visa discutir a atuação do Conselho naquela cidade a fim de construir, junto com as mencionadas categorias, um plano de ação mais eficaz que contemplem as atuais necessidades da cidade.

Com ampla atuação no sistema Confea-Crea, desde 1987, Roberto Freire traz em sua candidatura a marca das mudanças que levarão o Conselho a inserir os profissionais, as entidades e as categorias no processo de discussão que levará Pernambuco ao patamar de progresso econômico e de justiça social tão almejado.

Nesse sentido, as aspirações da candidatura de Freire contemplam, tanto no âmbito do Recife, Região Metropolitana e interior do Estado, a valorização dos colaboradores, o resgate do patrimônio intelectual dos conselheiros e profissionais, a modernização das estruturas e processos do Sistema e também “a vontade de trazer para a instituição uma gestão ética e comprometida com a sociedade”.

Nessa perspectiva, o candidato tem entre suas metas, lutar por melhorias na situação salarial dos profissionais registrados no Conselho com atuação no serviço público, a exemplo de prefeituras, assim como, impor mais rigor na fiscalização do exercício profissional de estrangeiros no Estado.

“Em alguns países o engenheiro brasileiro, por exemplo, não pode exercer a profissão, enquanto nós somos mais benevolentes. A fiscalização da atuação profissional do estrangeiro deve começar de forma intensa, nas grandes obras em execução no Estado”, assegura Freire.

Nesse contexto, portanto, torna-se imprescindível a implantação de mecanismos como Sistemas de Gestão da Qualidade, bancos de dados estruturados e transparentes, estratégias de comunicação adequadas, que valorizem seus colaboradores e informem aos profissionais e a sociedade sobre as ações do Conselho de forma responsável, a fim de recuperar e fortalecer a imagem da entidade.

“Diante do vigoroso processo de desenvolvimento de Pernambuco, o Crea precisa ser uma instituição ainda mais sólida e reconhecida pela sociedade. Isso é possível ao resgatarmos a enorme capacidade das lideranças vinculadas ao Conselho. Pois os profissionais e os conselheiros formam um valioso patrimônio intelectual”, avalia Freire.

No âmbito das inspetorias no Estado, Roberto Freire aponta para a necessidade de reestruturá-las com responsabilidade e de modo profissional. “Precisamos urgentemente superar o amadorismo que existe no atual cenário. É necessário um diagnóstico, por um profissional qualificado, e um planejamento com a definição do aonde chegar, o que fazer e como acompanhar”, sugere o candidato.

Para ele, essa postura se faz necessária, pois implantar às pressas equipamentos eletrônicos para uso dos fiscais, por exemplo, numa estrutura arcaica, sem programas, sem procedimentos e sem rotinas é uma ação meramente eleitoreira.

Outro aspecto defendido por Freire refere-se à criação de mecanismos que insiram o Crea em discussões com impactos sociais. A instalação de uma Assessoria Parlamentar nasce desse desejo. Na gestão do engenheiro, o órgão atuará no âmbito do poder legislativo, a partir do acompanhamento de discussões dos projetos cuja execução seja realizada por especialistas das profissões registradas no Conselho, a exemplo de mobilidade urbana e mudanças de tráfego.

“Nossa motivação para esta candidatura foi impulsionada pela vontade da comunidade de nossa instituição, pelo desejo em recolocar a valorização profissional no seu devido patamar”, declara Freire.

Em Pernambuco cerca de 20 mil profissionais estão aptos a votar nas eleições que ocorrem no dia 8 de novembro. A votação em Garanhuns ocorre na Inspetoria Regional do Crea-PE situada na rua Quinze de Novembro, 79, Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas