Ayres Britto promete julgamento do processo do mensalão ainda este ano

Em entrevista à Veja, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, prometeu que o julgamento mais importante da história da côrte acontecerá dentro dos sete meses de seu comando. O ministro afirmou que, tão logo o ministro-revisor libere o processo, providenciará sua inclusão na pauta em 48 horas.

Bacharel em direito pela UFSE e doutor pela PUC-SP, Ayres Britto já foi Procurador-Geral do Estado e Procurador do Tribunal de Contas do Estado. Desde 2003 é ministro do STF e, no último 14 de março, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele será empossado no cargo no próximo dia 19. Ayres Britto deve permanecer no cargo até novembro, quando completará 70 anos e, pelas regras, será aposentado compulsoriamente.

Quando perguntado sobre o processo do mensalão, o ministro afirmou que é "incomum pelas circunstâncias em que o Ministério Público diz que os crimes ocorreram, pelo número de prot agonistas e pela quantidade de imputações. "

Sobre as críticas que o Judiciário brasileiro tem recebido, Ayres Britto defendeu seu ministério "Em um plano macro, não tenho dúvida de que, do ponto de vista do preparo, nenhum outro poder ombreia com o Judiciário. É também o mais devotado dos poderes, no sentido de vestir a camisa, não ter hora para trabalhar. É o poder que mais resiste ao canto da sereia da prepotência, da demagogia e do enriquecimento fácil". Em seguida, ponderou: "o Judiciário, mesmo sendo aquele poder do qual mais se exige fidelidade à ética, não é vacinado contra disfunções. Mas são fatos isolados."

O ministro também lamentou a demora existente para o julgamento de políticos, afirmando que o processo é necessita de uma burocracia que atrasa. Mas lembrou que o Supremo já está se aparelhando, recrutando juízes auxiliares para fazerem interrogatórios, acompanhar diligências e inquirição de testemunhas.

Comentários

Postagens mais visitadas