Garanhuns Sedia Reunião do Contur

O conselho de Turismo Estadual tem em sua composição 60% do setor privado e 40% Governamental.

A reunião trimestral do CONTUR este trimestre foi realizada em Garanhuns no Hotel Tavares Correia.

A programação foi pautada junto com a SETUR e o CONTUR, que trousse para a reunião 80% dos Conselheiros Estadual, além dos convidados e palestrantes, estiveram presentes representantes da: EMPETUR,FUNDARPE,o Distrito de Fernando de Noronha,SETUR, UFPE, INFRAERO, CEF,BB,BNB, BNDES, SETURDE,CTI, ABAV-PE, ABIH-PE, ASTUR, ABRAJET, ABEOC, ABRASEL-PE, RC&VB,ATG, APETUR, AHPG, ATG, ASSITUR, ADM&TEC,SINDETUR, SINGTUR, SDS, SRHBS, Litoral Norte, FERCOMERCIO,SEBRAE, ABLA-PE, ABBTUR, Sec. de Cultura de PE.
O grupo de conselheiros aproveitando o feriado, realizaram um city tuor ,pela cidade, foram ao Santuário de Mãe Rainha,Castelo de João Capão, ao Alto do Magano, viram o tapete da Procissão de Corpus de Cristo, ficaram encantados com a beleza do tapete e solicitaram que a Secretaria de Turismo de Garanhuns encaminhassem um oficio para que fosse incluído no circuito da Arte e da Fé, para participar como mais uma opção ao turismo religioso.
O prefeito do município Luis Carlos de Oliveira deu as boas vindas e falou sobre a importância de Garanhuns, de como ela é bela e perfumada,  falou do frio ,apesar de não estarmos ainda na temporada fria na cidade. Informou que a cidade busca novos rumos para o desenvolvimento do turismo na região. Falou da importância do “Pólo Gastronômico” que nada deve aos grandes cardápios e que a cidade fica engalanada pelos visitantes e os turistas.

Interessante foi a apresentação do novo complexo do Porto de Recife, com Paulo Correia,Coordenador de Projetos e Obras do Porto de Recife,apresentando a revitalização que sofrerá todo o Recife Antigo, que  está sendo reformado totalmente todos os armazéns (que estavam praticamente abandonados) do antigo cais e deixava com um triste aspecto de abandono o Recife Antigo.A palestra teve como tema: Porto do Recife-Ações Estruturadoras Programadas Para o Bairro do Recife e os Impactos na sua Gestão.Este projeto é uma ação mista entre o Governo do Estado e a sociedade privada (o empreendimento privado é da rede Excelsio). Durante o encontro foi proposto em Encontro dos Conselhos de Cultura e de Turismo juntos ,pois um não caminha sem o outro.

A segunda apresentação ficou por conta do Secretario Executivo de Cultura de Pernambuco, Beto Silva que falou sobre a Política Cultural de Pernambuco, da importância dos Festivais Nação Cultural para o Estado,que o novo Guia de Turismo de Pernambuco será elaborado junto com a cultura, unindo assim as linhas de cultura e turismo.Informou que a Sede da  Estação Ferroviária do Recife passa a ser novamente de responsabilidade do Estado, e que, em breve abrirá para expor os trabalhos dos artistas, e da história Cultural de Pernambuco.

Na ocasião o presidente da FUNDARPE; Severino Pessoa ,saudou a todos os artistas em nome do mestre Cordelista Gonzaga de Garanhuns,e informou que o Governador comprou o Cine São Luis, e está comprando varias maquinas novas para modernizar o cinema que já está funcionando, que em breve haverá a inauguração do novo espaço publico para a sociedade pernambucana.

E finalizando, Hamilton Falcão, gerente de Articulação da SETUR –PE, falou sobre os Informes Pernambuco na Copa 2014.

A próxima reunião será em Recife para tratar da Arena da Copa.

Finalizando o encontro os Conselheiros foram até a cidade de Saloá, onde foram conhecer o Hotel Fazenda Brejo

Comentários

Postagens mais visitadas