FHC e Dilma podem participar de comícios de José Serra e Haddad


Mensalão

Os ministros do STF condenaram oito réus pelo crime de lavagem de dinheiro ontem. Foram condenadas as cúpulas do Banco Rural e da agência de publicidade SMP&B. Apenas Tayana Tenório, ex-funcionária do banco e Geiza Dias que trabalhava na agência foram absolvidas. Assim foram condenados Marcos Valério; seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach; Rogério Tolentino, ex-sócio e advogado de Valério; Simone Vasconcellos, funcionária de Valério na agência SMP&B; Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural; José Roberto Salgado, ex-vice-presidente operacional da instituição; e Vinícius Samarane, ex-diretor e atual vice-presidente do banco.

Os ministros voltam a se reunir segunda-feira para tratar do item 6 da denúncia, relativo aos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha por parte dos agentes da base aliada do governo. A ministra Rosa Weber também aproveitou o item em debate para proferir o voto que tinha adiado: sobre as acusações contra João Paulo Cunha e Henrique Pizzolato por lavagem de dinheiro. Ela votou por condenar o ex-dirigente do Banco do Brasil, mas preferiu absolver o ex-presidente da Câmara. Na apresentação de seu voto, Ayres Britto, o último a votar, fez críticas à corrupção. “A corrupção é um comércio ultrajante da função pública”, disse, acrescentando que a prática provoca um ceticismo da população no poder público.

Antes o relator do processo, Joaquim Barbosa, pediu novamente que o STF realize sessões extras para acelerar o julgamento, uma vez que o próximo tópico do caso trata da suposta compra de votos e é longo. O STF retomará o julgamento do processo do mensalão na segunda-feira, quando a questão apresentada por Barbosa será discutida pelo plenário.

Votações
Mediante o “esforço concentrado”, o Senado aprovou nos últimos dias mais de 90 proposições em Plenário e nas comissões permanentes. Em Plenário, foram aprovados o Projeto de Lei de

Com 39% das intenções de voto Conversão que institui o programa Brasil Carinhoso, a PEC que institui o Sistema Nacional de Cultura e dois projetos de leis da Câmara: o que autoriza o Executivo a instalar lojas francas (free shops) em cidades gêmeas nas regiões de fronteira e o que cria cargos no Tribunal Regional do Trabalho em Recife. Nas comissões foram aprovados mais de 30 projetos de lei e de 50 projetos de decreto legislativo, além de requerimentos, ofícios e mensagens

Salvador
O candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto, continua liderando com 39% das intenções de voto, segundo Ibope ontem divulgado. Mas Nelson Pelegrino cresceu 11 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e agora tem a preferência de 27% dos eleitores. Em terceiro na pesquisa está Mário Kertzes do PMDB, com 6%.

Ex-presidente Fernando Henrique confirma para dia 27 e PT vai contar com Dilma.

Comícios de José Serra com FHC
O PSDB vai ter a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no comício de Serra em São Paulo. Marcado para o dia 27 de setembro, o comício reunirá ainda outras lideranças tucanas como o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Enquanto isso, a campanha eleitoral de Fernando Haddad, do PT, também vai promover um comício com a presidente. Dilma entrou na disputa eleitoral em São Paulo sendo criticada pelo candidato do PSDB. A última pesquisa Datafolha mostrou a liderança do candidato do PRB na disputa eleitoral, com 32%, seguido por José Serra, com 20%, e por Fernando Haddad, com 17%.

E na pesquisa Ibope a taxa de intenção de voto no candidato Celso Russomanno (PRB) subiu de 31% para 35% em duas semanas, segundo pesquisa Ibope/TV Globo/Estado. Já os adversários José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), empatados tecnicamente em segundo lugar, oscilaram, ambos, um ponto porcentual para baixo e ficaram com 19% e 15%, respectivamente. Com chances reduzidas de chegar ao segundo turno, Gabriel Chalita (PMDB) oscilou de 5% para 6%, e Soninha Francine (PPS) se manteve com 4%.

Mudança
O Projeto de Lei do deputado Professor Victório Galli obriga candidatos a cargos eletivos que trabalhem no rádio ou na televisão, com exposição regular, a deixar a função 12 meses antes do pleito. Caso contrário, tornam-se inelegíveis. Galli explica que a Lei Eleitoral já proíbe a transmissão de programas apresentados ou comentados por candidato escolhido em convenção nos três meses anteriores à eleição. Em sua concepção, no entanto, “a regra deve abranger um período maior”.

Novo ministro
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado iniciou a tramitação do processo de indicação de Teori Zavascki para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, mas um pedido de vista coletivo adiou a definição da data da sabatina e a aprovação do relatório. Zavascki foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para assumir a vaga de Cezar Peluso, que se aposentou.

Marta assume
Ao tomar posse como ministra da Cultura, a senadora Marta Suplicy disse que pretende trabalhar para o fortalecimento da produção nacional e pela recuperação do patrimônio cultural do país. "Não podemos aceitar a lógica devastadora do mercado e a pasteurização do mercado. Devemos incentivar nossa participação internacional e esse será um outro desafio", discursou Marta. Ela destacou a boa relação que mantém com a presidenta Dilma Rousseff e a importância do legado deixado pelo ex-presidente Lula no setor: "Estou muito orgulhosa pela possibilidade de participar mais de perto de um governo que ajudei a eleger e realizar um trabalho em uma área com a qual me identifico muito", disse ela. E contestou a afirmação de que sua nomeação teria ocorrido como retribuição pelo apoio a Fernando Haddad na eleição de São Paulo:
- Eu acho que ela (Dilma) explicou bem. É porque eu faço, sei fazer, consigo fazer. Não tem a ver com o Haddad, gente. O Haddad eu disse que iria apoiar desde o começo. Falei para ele: "Haddad eu vou entrar na campanha na hora em que eu fizer diferença. No começo vai você. Você tem que fazer a relação com o público, com as lideranças petistas. Ele gastou a sola do sapato: está pronto, maduro para ganhar. Nessa hora nós vamos entrar e vamos pegar os votos do PT, os votos martistas. E vai ser uma trinca, nós vamos ganhar as eleições em São Paulo.

Marta Suplicy ao assumir: “Devemos incentivar nossa participação internacional e esse será um outro desafio."

Osasco
O ex-presidente Lula gravou mensagem de apoio ao novo candidato do PT à Prefeitura de Osasco, Jorge Lapas. Lula reforça o PT no município após a renúncia do deputado João Paulo Cunha. Lapas era o vice e assumiu a candidatura há duas semanas, depois que o deputado foi obrigado a afastar-se, condenado pelo Supremo Tribunal Federal.

Empresas: aumento de competitividade

Economia
O Ministério da Fazenda divulgou ontem a lista dos novos setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos. No total, são produtos de 25 setores: 20 da indústria, dois de serviços e três de transportes. A ampliação da lista, segundo Mantega, vai implicar uma renúncia de R$ 12,830 bilhões em 2013. Em quatro anos (2013 - 2016), a desoneração da folha terá custo de R$ 60 bilhões. "As novas medidas de desoneração vão aumentar a competitividade das empresas", disse Mantega.

Comentários

Postagens mais visitadas