Centro Dom Helder realiza Seminário para debater o Direito á cidade


Cendhec reúne mulheres para discutir o tema Direito à Cidade

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realizou nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Bongi), o curso Gênero e Direito à Cidade, que contou com a participação de 30 mulheres que integram as comunidades da Mangueira, Mustardinha e Bongi, que fazem parte da microrregião 5.1 da cidade do Recife.

Momentos do curso Gênero e Direito à Cidade
A atividade integra o projeto Empoderamento de Mulheres e Grupos Vulneráveis para que Exerçam seus Direitos a Inclusão e Segurança da Posse e Propriedade da Terra, realizado pelo Cendhec e Habitat Para a Humanidade Brasil, com o apoio do governo da Inglaterra através do Department For International Development - DFID, órgão ministerial do governo britânico responsável pela promoção do desenvolvimento e da redução da pobreza.

O curso foi facilitado pelas assistentes sociais Daniela Rodrigues e Danielly Spósito e a psicóloga Telma Low, todas integrantes da equipe do Cendhec. O conteúdo trouxe a discussão de temáticas como a tipologia das violências de gênero; constituição androcêntrica e patriarcal de nossa sociedade; relações de gênero nos espaços público e privado e Lei Maria da Penha.

Dentro da relação com o Direito à Cidade, foram abordados ainda assuntos como: expressões das relações de gênero nas comunidades e na cidade e a moradia e o acesso à terra segura, como direito humano fundamental para a mulher enquanto sujeito vulnerável na cidade.

O curso também suscitou nas participantes um debate sobre a necessidade da organização política das mulheres da microregião 5.1, o que foi incentivado pelas facilitadoras do curso, compreendendo que este é um dos pilares a que se propõe o projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas